reprodução automática próximo vídeo em 5s

Peito bovino: como fazer o brisket, ícone do churrasco americano

Enquanto no Brasil o peito bovino entra em cozidos e às vezes no hambúrguer, nos Estados Unidos, especialmente no Sul, ele é a estrela do churrasco e atende pelo nome de brisket.

Com a técnica low and slow, de baixa temperatura e longa cocção, o colágeno rígido da carne se desmancha e as fibras ficam macias e agradáveis. No american barbecue, o processo é feito no chamado pit smoker, que usa lenhas frutíferas para defumar o peito.

http://conteudo.imguol.com.br/c/entretenimento/0f/2021/09/22/vai-ter-churras--brisket-1632337541203_v2_750x421.jpg title=Carne dura fica macia no forno>Carne dura fica macia no forno - Mariana Pekin/UOL (750x421)

Como por aqui não é comum ter o aparelho em casa, Bruno Salomão se propõem, neste episódio de Vai Ter Churras, a combinar o uso do forno e da churrasqueira convencional.

O peito pode ser encontrado direto nos açougues deve ser comprado inteira. Isso significa que a peça vai apresentar dois músculos: o point, mais alto e gorduroso, e o flat, baixinho e cheio de sabor.

Uma das características principais do brisket é o bark, crostinha que se forma no exterior da carne graças a uma mistura de ervas e temperos secos.

http://conteudo.imguol.com.br/c/entretenimento/66/2021/09/22/vai-ter-churras--brisket-1632337557881_v2_750x1.jpg title=Peito bovino é barato e alimenta muitas pessoas>Peito bovino é barato e alimenta muitas pessoas - Mariana Pekin/UOL (750x1)

O especialista usa alho e cebola desidratados em flocos, colorau, pimenta-do-reino moída na hora, sal e açúcar, esse último para ajudar na caramelização do corte.

Para ajudar a grudar tudinho ao redor da carne, ele lambuza o corte de tempero completo --