reprodução automática próximo vídeo em 5s

Vídeo mostra PM agredindo homem durante abordagem na Bahia

A Polícia Militar da Bahia (PM-BA, na sigla) investiga as circunstâncias de um novo vídeo que mostra um policial agredindo um homem durante uma abordagem. A vítima é um rapaz negro, que leva um chute no pescoço enquanto está caído em uma calçada.

As imagens mostram que dois agentes participam da abordagem. No trecho divulgado, porém, apenas um deles golpeia o homem. Após ser chutada, a vítima parece questionar a dupla de PMs sobre o motivo da agressão.

Na sequência, uma pessoa que presencia a cena lamenta o que vê. Ridículo, ouve-se ao fundo.

A gravação, que circula nas redes sociais, foi obtida hoje pelo UOL --cinco dias após outros dois casos de truculência policial em Salvador ganharem repercussão (leia mais abaixo).

Não há informações sobre o local ou data da agressão. Também não se sabe se a vítima registrou boletim de ocorrência.

Ao UOL, a assessoria da PM-BA respondeu que só tomou conhecimento do vídeo na manhã de hoje, após a reportagem encaminhá-lo por e-mail.

A Polícia Militar informa que só tomou conhecimento desse vídeo agora e o comando geral determinou a instauração imediata de um feito investigatório para esclarecer as circunstâncias do fato, afirmou na nota em que classifica a agressão como inaceitável.

Independentemente do resultado da apuração, a Corporação reitera que é inaceitável qualquer tipo de agressão praticada por policiais militares e todas as denúncias serão rigorosamente apuradas.

Três casos de agressão em cinco dias

Esse é o terceiro caso de agressão policial na Bahia divulgado num intervalo de apenas cinco dias. Dois destes ocorreram no último domingo (2), e também foram filmados por testemunhas.

Em um dos casos, uma mulher foi empurrada por um agente durante as comemorações da festa de Iemanjá, no bairro do Rio Vermelho. Em seguida, ela leva um tapa no rosto e cai no chão.

O comandante de Policiamento Especializado da PM-BA, coronel Humberto Sturaro, classificou o episódio como lamentável, mas afirmou se tratar de um fato isolado.

Em nota, a corporação informou que abriria procedimento para apurar a conduta do agente envolvido.















Adolescente xingado de 'ladrão'

No caso de maior repercussão, um adolescente de 16 anos foi vítima de agressões e insultos racistas praticados por um policial militar numa abordagem no bairro de Paripe, periferia da capital baiana, também no domingo.

Durante a ação, o agente dá socos e chutes na vítima, que aparece encostada em um muro ao lado de outro rapaz. Em seguida, arranca o boné do jovem e fala sobre o seu cabelo, com penteado black power e descolorido nas pontas.

Você, pra mim, é ladrão. Você é vagabundo. Essa desgraça desse cabelo aqui, ó! Essa desgraça. Você é trabalhador, é, viado?, gritava o policial enquanto o agredia. O PM só cessa as agressões após ser chamado por um dos colegas, que o aguard