reprodução automática próximo vídeo em 5s

O rei do churrasco: como preparar os cortes mais desejados do contrafilé

A terceira temporada de Vai Ter Churras finaliza em grande estilo com o contrafilé, conjunto de músculos que dá origem aos cortes mais macios e valorizados da grelha.

O contrafilé vai do pescoço ao coxão do boi. Segue a coluna vertebral e estrutura o corpo do animal, explica o apresentador Bruno Salomão.

http://conteudo.imguol.com.br/c/entretenimento/3a/2021/11/03/vai-ter-churras---contrafile-1635961339290_v2_750x1.png title=Prime rib: um dos cortes ótimos para churrasco extraído do contrafilé>Prime rib: um dos cortes ótimos para churrasco extraído do contrafilé - Mariana Pekin/UOL (750x1)

As peças mais famosas da região das costelas são o ancho, chamado também de filé de costela, o prime rib (ancho com osso) e o tomahawk (ancho com osso de 30 centímetros).

Da área localizada após a caixa torácica, extrai-se o chorizo, favorito de Bruno, o t-bone, que tem o osso em T e reúne contrafilé e filé-mignon, e o porterhouse, chamado de três em um por acoplar também parte da alcatra.

No episódio, o especialista leva à brasa os quatro cortes com osso: prime rib, tomahawk, t-bone e porterhouse.

http://conteudo.imguol.com.br/c/entretenimento/45/2021/11/03/vai-ter-churras---contrafile-1635961701796_v2_750x1.jpg title=Bruno com o tomahawk: filé de costela com osso de 30 centímetros>Bruno com o tomahawk: filé de costela com osso de 30 centímetros - Mariana Pekin/UOL (750x1)

Pequena cura

Colocar sal na carne pouco tempo antes ou logo depois da grelha é questão de gosto.

Cientificamente, porém, entende-se que salgar as peças no dia anterior pode trazer benefícios para o preparo. Mais de 70% do peso do músculo é água. E parte dela é desnecessária.

O que dá suculência à carne não é a água, mas o colágeno.