reprodução automática próximo vídeo em 5s

Mercedes Actros: testamos caminhão tecnológico que parece um 'Transformer'

O ano de 2021 é simbólico para Mercedes-Benz do Brasil, pois está comemorando 65 anos de presença no país. E uma das surpresas para comemorar a data veio com uma versão especial limitada do novo Actros, batizada de Coração Estradeiro. Cheia de exclusividades visuais e um pacote de equipamentos recheado, a série terá apenas 65 unidades produzidas.

No Brasil, a linha Actros conta com seis versões, duas opções de motor com potências entre 450 e 530 cavalos, e a transmissão é automatizada de 12 velocidades.


O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.


Lançado em 2019, o novo Actros produzido aqui começou a ser entregue efetivamente aos primeiros compradores em julho de 2020 e fechou a conta do ano com 637 unidades emplacadas. Um bom número para um veículo com valor na casa dos R$ 800 mil e que já no início de 2021 - mesmo com o cenário difícil - conseguiu ultrapassar as mil unidades comercializadas.

O novo Actros é um modelo de superlativos quando a questão é a capacidade para o trabalho, mas sua maior força de divulgação vem sendo a alta dose de tecnologia, a ponto de ser tratado pela marca com o primeiro caminhão digital do país.

Na linha de frente está a Mirror Cam, sistema que traz câmeras no lugar dos tradicionais retrovisores externos e ponto de partida para quem toma contato com ele pela primeira vez. Afinal, é muito curioso saber, na prática, como é ter o apoio de imagens de câmeras no lugar dos espelhos.

Talvez o mais estranho mesmo seja o fato de o conjunto vir instalado dentro da cabina, nas colunas dianteiras. Porque no mais, o desenho é exatamente igual e as telas de 15 polegadas têm alta resolução, o que garante visualização muito eficiente de tudo o que acontece do lado de fora, inclusive em situações de neblina, chuva ou à noite.

Sem esquecer que ainda trazem recursos exclusivos, com diferentes ângulos de visão, linhas e alertas para ajudar nas manobras. Experimentei num longo trecho de rodovia e me senti absolutamente seguro, sem nenhuma dificuldade de adaptação.

Acrescente aí que, sem os retrovisores, a área externa fica mais limpa e reduz a resistência ao vento, o que exige menos esforço do motor e contribui diretamente para a redução do consumo de combustível. Legal também que o Mirror Cam pode funcionar como um sistema de câmeras de segurança quando o motorista estaciona à noite para dormir. Caso desconfie de algo, é possível ativar a tela para conferir se há alguém tentando mexer no caminhão.

Carro de passeio com recursos de condução semiautônoma

Ao volante, o novo Actros pode ser considerado como um bom carro de passeio, com ajustes finos para achar a melhor posição dirigir, seja pelo volante com ajuste de altura e profundidade, como pelo banco pneumático que acerta a altura ideal de acordo com o peso do motorista.

A partida do motor é por botão, tem painel de instrumentos 100% digital configu