reprodução automática próximo vídeo em 5s

Mercedes Actros: como é o caminhão que reconhece pedestres e freia sozinho

O avanço da indústria automotiva transformou demais os nossos automóveis, mas também os caminhões. Algo que pude conferir na prática ao dirigir o novo Actros, extrapesado da Mercedes-Benz, um típico caminhão que pode causar inveja a muito SUV de luxo, tamanha a quantidade de tecnologia aplicada nele.
O novo Actros foi apresentado oficialmente durante a FENATRAN 2019 - Salão Internacional de Transporte Rodoviário de Cargas - o mais importante da América do Sul. No entanto, por causa da pandemia, só agora ele está chegando às mãos dos primeiros compradores. É oferecido em seis versões, tem dois motores com potências entre 450 e 530 cavalos, e diferentes opções de tração. O modelo utilizado na avaliação foi o Actros 2648, equipado com o motor OM 460 de 480 cavalos de potência e câmbio automatizado de 12 marchas.
Mesmo com muita força e versatilidade para o trabalho, um indiscutível chamariz dele é uma inovação exclusivíssima para um caminhão extrapesado: o MirrorCam, nome oficial do sistema que traz câmeras no lugar dos tradicionais retrovisores e que agrega diferentes benefícios. Como explica Anderson de Lima, instrutor técnico da Mercedes-Benz, a lista começa com a redução de custo com combustível, efeito direto da melhor aerodinâmica. Sem retrovisores, a área externa fica mais limpa; é um item a menos criando resistência ao vento com o veículo em movimento; assim o motor é menos exigido e isso garante redução no consumo. Depois há outros ganhos valiosos, como oferecer mais segurança em situações simples, como à noite, quando o motorista está dormindo e suspeita de algum barulho do lado de fora. Mesmo com tudo desligado, é possível ativar a tela para conferir se há alguém tentando mexer no caminhão.
Mas no modo prático, curioso mesmo é saber como é conferir o que acontece do lado de fora sem os clássicos espelhos com o caminhão em movimento. O MirrorCam utiliza duas boas telas de 15 polegadas, desenhadas e posicionadas como autênticos retrovisores, só que ficam dentro cabine. Aí você pergunta: exige muita adaptação? Sim, exige, mas é um processo rápido. Depois, outra questão que logo vem à cabeça é: como todo equipamento eletrônico, vai que um circuito queima e as câmeras deixam de funcionar? Não se desespere, a Mercedes, claro, pensou nisso também. É bem difícil que isso aconteça, diz Anderson, mas caso as câmeras realmente deixem de funcionar, temos um kit de retrovisores manuais para um caso de emergência. O próprio motorista instala o retrovisor manual e assim evita de ficar parado na estrada; dá pra andar com segurança até chegar a uma concessionária.

Primeiro caminhão com sensor de pedestres no Brasil

O Mercedes Actros ainda esbanja uma super lista de equipamentos e recursos que poderiam até ser vistos como inesperados para um caminhão. Se a atenção vai para os itens de segurança, a conversa começa com o ABA 5, nova geração do assistente de frenagem ativo da Mercedes e que agora conta com o detector de pedestres; ou seja, assim como te