reprodução automática próximo vídeo em 5s

Vocês não terão Lula eternamente, diz Mujica em ato com o ex-presidente

Ao lado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ex-governante uruguaio José Mujica disse nesta segunda-feira (19) em ato público que a militância não terá o petista "eternamente". A declaração foi dada dentro de uma análise crítica da atuação política da esquerda, na qual Mujica defendeu que é necessário fortalecer os partidos e não depender de uma só liderança.

"Mas digo ao PT e à força de esquerda: as mudanças não se podem respaldar em uma única figura. Porque, amanhã, não está a figura. E a luta continua", disse Mujica. "Sorte que vocês têm Lula. Mas não o terão eternamente, e a luta dura. Tem que gerar gerações de militantes e de lutadores sociais, e construir, coletivamente, ou aprender a perdoar-se quando cometem erro."

Mujica discursou durante ato no Parque Internacional, situado na fronteira entre as cidades de Santana do Livramento (RS) e Rivera, no Uruguai. Suas declarações vêm em um momento em que Lula, condenado em segunda instância na Operação Lava Jato, pode ser preso e ficar inelegível. Ele é o pré-candidato do PT à eleição presidencial de outubro e lidera as principais pesquisas de intenções de voto para a corrida eleitoral.