reprodução automática próximo vídeo em 5s

Violência e desemprego ainda atingem mais a população negra

Nesta quarta-feira (20), quando é comemorado o Dia da Consciência Negra, não há muitas razões para se comemorar. Pesquisas divulgadas nesta semana mostram que a violência e o desemprego ainda atingem mais a população negra.

De acordo com levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), a taxa de desemprego entre os negros é de 12,6% no Grande Reife. O número é dois pontos percentuais maior que entre os não negros (10,5%). A cada 100 pessoas desempregadas, 76 têm pele escura. Além disso, a pesquisa também constatou que os negros têm piores condições de trabalho, jornada mais longas e salários menores.

Quanto à violência, a realidade também é marcada pelo preconceito. A taxa de homicídios de negros no Brasil é duas vezes maior que para os não negros, segundo levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). No ranking de mortes violentas, Pernambuco ocupa a quinta colocação, com 55 homicídios para cada 100 mil habitantes. Entre a população negra, esse número é sete vezes maior que para não negros.