reprodução automática próximo vídeo em 5s

Vícios ao volante: veja dois exemplos que você deve ou não fazer ao dirigir

Hoje separei dois comentários de leitores para discutir com vocês, pois são bem interessantes. Ambos surgiram no vídeo sobre pisar no acelerador antes de ligar o carro.

O primeiro foi do leitor Amilcar, que disse que tem um problema com a embreagem. Ele afirma que, quando avista uma lombada, por exemplo, já pisa na embreagem e vai assim até chegar nela - e não sabe se isso é bom ou ruim.

Bom, então vamos por partes. Primeiro que não é só isso, né? Se o Amilcar pisa na embreagem quando vê a lombada, eu imagino, e espero, que ele também pise no freio para ir diminuindo a velocidade do carro até chegar nela. Então, logo de cara, já posso garantir que o sistema de freios do carro está sofrendo mais do que deveria.

Agora, para o consumo de combustível, depende. Se o carro do Amilcar é antigo e ainda usa um carburador, ele está economizando combustível andando com o carro desengatado. Mas, se o carro usa injeção eletrônica, está gastando mais.

Já comentei com vocês que o carro com injeção eletrônica não lida bem com a banguela. Aqui a sacada é trabalhar bem as marchas. Então, quanto mais tempo engatado, ir reduzindo as marchas conforme vai diminuindo a velocidade, vai fazer com que você otimize cada vez mais o consumo de combustível.

O duro é que quem está acostumado a desengatar o carro muito antes da lombada, do farol ou de qualquer obstáculo que seja, demora muito para se acostumar com o novo padrão. Entendo, mas garanto que o resultado é bem legal. Se vocês fizerem contas de consumo do antes e do depois, verão que dá bastante diferença.

Então, Amilcar, seja forte, meu querido. E treine para trocar mais as marchas e ficar menos tempo com o pé na embreagem. Teu bolso vai agradecer. Você vai abastecer menos e trocar menos pastilhas e discos de freios também. Daqui uns meses me conte o resultado.

O segundo comentário, de outro leitor, fala sobre pisar no acelerador o carro parado antes de desliga-lo.

Se não faz sentido pisar no acelerador antes de liga-lo, antes de desligar é que não consigo entender mesmo. Nem para os carros antigos consigo entender essa.

Já vi muito dono de carro com motores potentes com esse hábito. Em geral, a ideia é mostrar que chegaram, sabe? Dão duas ou três aceleradas para chamar a atenção da galera e, quando todo mundo está olhando, desligam o carro e saem dele. Questão de ego mesmo.

Agora, tecnicamente, não há motivos para isso. Aliás, pode sim é trazer prejuízos. Mais uma vez, em um carro com injeção eletrônica e aspirado, não acontecerá nada. Zero.

Mas se você tiver um carro com turbo, aí a coisa muda de figura. O turbo é uma peça muito delicada quando se refere a lubrificação. Enquanto o carro está ligado o turbo está devidamente lubrificado. Quando você para o carro e está na marcha lenta, prestes a desligá-lo, o turbo vai desacelerando e, quando você desliga o carro, ele já está quase parando.

Se você pisa no acelerador, aumentando o giro do motor, consequentemente aumenta a rotação do turbo. Aí vai e gira