reprodução automática próximo vídeo em 5s

Veja como será o julgamento de Lula no caso do tríplex na 2ª instância

Três desembargadores vão julgar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em segunda instância no chamado processo do tríplex, da Operação Lava Jato, no próximo dia 24. A decisão deles pode ser crucial para o futuro do petista, que quer disputar a presidência nas eleições deste ano e lidera as pesquisas de intenção de voto.

Em julho, Lula foi condenado pelo juiz Sergio Moro, da Justiça Federal do Paraná, a nove anos e meio de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do tríplex. Agora, ele será julgado pela 8ª Turma do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), em Porto Alegre.

Se sua condenação for confirmada em segunda instância, Lula pode ficar inelegível, segundo os critérios da Lei da Ficha Limpa. O petista pode até mesmo ir para a cadeia, depois de esgotados os recursos no TRF-4.

Segundo a sentença de Moro, Lula recebeu R$ 2,2 milhões em propina da construtora OAS na forma do tríplex, localizado no Guarujá (SP), e nas reformas realizadas no imóvel. Para o juiz, os crimes ocorreram em um contexto de corrupção sistêmica na Petrobras e de uma relação espúria entre o ex-presidente e a empreiteira.

Os advogados de Lula afirmam que não há prova dos crimes e que evidências da inocência do ex-presidente foram ignoradas.