reprodução automática próximo vídeo em 5s

UOL Vê TV #33: Globo mostra transparência inédita sobre contrato com atores

Mais uma movimentação de impacto da Globo: depois de 44 anos de casa, a emissora encerrou o contrato de Renato Aragão. Ao mesmo tempo, confirmou-se uma nova perspectiva que o canal vem apresentando para seus veteranos ao convidar Miguel Falabella, também desligado após 38 anos, para participar de um quadro do Domingão do Faustão em 2021.

Esse é um dos assuntos do podcast UOL Vê TV #33, com Chico Barney, Débora Miranda e Maurício Stycer. Eles falam sobre a mudança de postura da Globo em relação a seus ex-funcionários, e a transparência e liberdade ao lidar com os veteranos.

Stycer relembra que, no último domingo, Faustão e Miguel Falabella ficaram cerca de 1h no ar fazendo promoção do Show dos Famosos, quando surgiu o convite para Falabella voltar ao quadro em 2021.

Acho que é muito bacana esse momento que a Globo está vivendo de uma maior transparência, diz Chico Barney. Antes tudo era muito a portas fechadas, tudo muito misterioso, não se falava de quem saía. Agora [com] esse novo modelo, que economicamente é o futuro, porque qualquer empresa, independente do tamanho, não é mais viável ter um banco de talentos imenso como a Globo teve durante décadas e salários astronômicos, é interessante essa liberdade e transparência ao tratar o futuro dessas pessoas. (no vídeo, a partir de 2:20)

Chico Barney ressalta que, mesmo não estando mais sob contrato com a Globo, Falabella ainda pode continuar sendo um prestador de serviço da emissora, assim como Zeca Camargo, que também saiu recentemente, deixou a entender que pode ter projetos futuros no canal.

Para Débora Miranda, editora de TV e Famosos do UOL, é inviável hoje em dia manter um formato de trabalho como no passado, como a continuidade de pagamentos de salários para atores que não estavam no ar nem produzindo algo. Ela também destaca o fato de a Globo ter de lidar com uma antiga rivalidade entre emissoras. Isso acontecia especialmente com quem ia para a Record, a Xuxa já chegou a falar sobre isso, ela diz, acrescentando que é preciso de um novo olhar para essas relações de trabalho e até mesmo para a concorrência entre as emissoras.

Stycer chama atenção para a ênfase que a emissora tem dado sobre deixar as portas abertas para os profissionais com quem está encerrando vínculo permanente. O José de Abreu me disse que tem duas novelas, convidado, para fazer na Globo. Renato Aragão repetiu várias vezes de que vai continuar fazendo coisas para a Globo, conta, frisando que é a nova realidade do mercado.

[Deixando as portas abertas] Você mantém vínculo com profissionais que ficaram décadas na emissora e amortece esse processo de saída. E não à toa, Falabella, Zeca [Camargo], Renato Aragão, Zé de