reprodução automática próximo vídeo em 5s

UOL Carros: Jeep celebra 70 anos de tradição

O vídeo acima mostra um pouco do início da história do utilitário de guerra que deu origem à marca e à tradição Jeep nos Estados Unidos, bem como ao termo jipe usado para designar genericamente qualquer veículo com aptidão off-road. Criado em junho de 1941 por encomenda do Exército dos Estados Unidos, o Willys MA converteu-se em sinônimo de um 4x4 confiável e foi adaptado para uso civil a partir de 1945, após o período da 2ª Guerra.

A história do nome é uma incógnita: uma das lendas diz que vem da fonética inglesa para as iniciais GP (do termo militar general purpose, ou uso geral); outra, mais lúdica, garante que o veículo que topava qualquer tipo de terreno, como que por magia, era comparado ao personagem Eugene, o Jeep, o animal mágico e misterioso da turma do Popeye.

Seja como for, o veículo tradicional vingou e se mantém presente, atualmente, na forma do Jeep Wrangler, bem como dos mais classudos Cherokee e Grand Cherokee. Ironicamente, marcas e modelos totalmente americanos e que sobreviveram a guerras acabam sob controle de um grupo rival italiano, a Fiat, que agora controla o Grupo Chrysler e suas marcas.