reprodução automática próximo vídeo em 5s

Último dia de Londres-2012 tem duas medalhas brasileiras

O último dia de competição nos Jogos Olímpicos de Londres garantiram as duas últimas medalhas da delegação brasileira. Uma, a prata do vôlei masculino, foi garantida quando a seleção de Bernardinho bateu a Itália, por 3 a 0, na semifinal. A outra, a inédita medalha de bronze para o Brasil no pentatlo moderno, conquistada por Yane Marques.

Pela segunda vez consecutiva, a seleção masculina de vôlei foi à final dos Jogos e acabou derrotada. Adiando mais uma vez o sonho do tricampeonato olímpico. Desta vez, o Brasil chegou a ter dois match points, sofreu um “apagão” e perdeu de virada para a Rússia, por 3 sets a 2 (19-25, 20-25, 29-27, 25-22 e 15-9). A derrota impede que o país conquiste a hegemonia total do esporte em Londres um dia depois do ouro do time feminino. O bronze ficou com a Itália que mais cedo venceu a Bulgária por 3 sets a 1 (25-19, 23-25, 25-22 e 25-21).

Em prova que começou antes do vôlei e terminou depois da decisão na quadra, Yane Marques terminou o pentatlo moderno -modalidade que mistura esgrima, natação, hipismo , corrida e tiro- com 5.340 pontos, 68 a menos que a campeã, que bateu o recorde olímpico de 5.408. A pernambucana chegou a ter o terceiro lugar ameaçado no final da corrida, mas terminou o evento combinado com tiro em 12min12s08. A atleta da Lituânia fez 11min55s64 e ficou com o ouro, a prata foi para a britânica Samantha Murray.

Neste domingo também aconteceu a maratona, prova clássica das Olimpíadas. Marílson dos Santos chegou na quinta colocação com o tempo de 2h11min10s e bateu na trave em sua tentativa de conquistar uma medalha em Jogos. Além de Marílson, o Brasil também viu Paulo Roberto ficar com a oitava colocação e Franck Caldeira chegar em 13º lugar. O ouro ficou para o maratonista de Uganda, com o tempo de 2h08min01, e outros lugares do pódio ficaram com dois atletas do Quênia.

Outras modalidades que também entregaram medalhas neste último dia de Olimpíada foram o handebol e o basquete masculinos. No handebol, a França conquistou o bicampeonato olímpico ao bater a Suécia por 22 a 21. Já a Croácia venceu a Hungria, por 33 a 26, e garantiu o bronze. No basquete -com direito a novo recorde olímpico de pontos-, a geração de Lebron James e companhia confirmou o amplo favoritismo e derrotou a Espanha por 107 a 100 na reedição da final de quatro anos atrás, em Pequim. Na disputa pelo terceiro lugar, a Rússia ganhou da Argentina por 81 a 77 e ficou com o bronze.

Com o fim dos torneios em Londres, o Brasil termina na 22ª colocação do quadro geral de medalhas, com 3 ouros, 5 prata e 9 bronzes, somando um total de 17 medalhas, e fazendo sua melhor campanha na história dos Jogos Olímpicos. Imagens: TV Record; reportagem e narração: Priscila Gomes.

Leia mais: Brasil opera no limite de forças, verbas e medalhas no encerramento de Londres-2012