reprodução automática próximo vídeo em 5s

Trabalho de parto: saiba como identificar as fases

O trabalho de parto não leva esse nome à toa. Ter um bebê é um trabalho difícil e parte dele consiste em superar a dor e entender os sinais que seu corpo dá. Para te ajudar a entender o que rola no seu corpo, respondemos às principais dúvidas para identificar os sinais do trabalho de parto

1) O que é o trabalho de parto?
É o processo de amolecimento, afinamento e dilatação do colo do útero

2) Como acontece?
Acontece de formas diferentes ao longo do processo de dilatação. Nas últimas semanas de gravidez, o colo vai amolecendo e afinando para depois dilatar e abrir espaço para a cabeça do bebê passar.
Existem três fases do trabalho de parto:
latente: é muito lenta, pode durar muitas horas para surgir os primeiros centímetros de dilatação, as contrações são mais ritmadas, com uma certa frequência e pouco dolorosas.
ativa: dilatação mais rápida, o esperado é 1 centímetro por hora, essa fase se inicia entre 3 a 5 centímetros de dilatação.
período expulsivo: é definido pela dilatação total, com 10 centímetros, o colo do útero dilatado e o nascimento.
Antes dessas três fases definidas do trabalho de parto, acontece o pródromo ou pré-parto, erroneamente chamados de “falso trabalho de parto”. Ele é caracterizado por um “vai, não vai”, ou seja, quando as contrações parecem mais ritmadas, mas param.
3) Como reconhecer o trabalho de parto?
A fase inicial da dilatação, principalmente na primeira gravidez, é lenta e pode durar de 8 a 20 horas. As contrações são pouco dolorosas. Se é uma gestação tranquila, sem nenhuma doença e que a mulher sente o bebê se movimentar normalmente, esse é o momento dela ficar em casa e esperar a evolução espontânea.

4) Qual o momento de ir para o hospital?
Você só deve ir ao hospital na fase ativa do trabalho de parto, com contrações frequentes e intensas — o esperado são três contrações dentro de 10 minutos. Nessa fase, elas são muito mais perceptíveis e ficam mais dolorosas.