reprodução automática próximo vídeo em 5s

Tapioca de café com doce de leite: o chef Rodrigo Oliveira ensina a receita

Aqui na seção Na Cozinha, você já aprendeu dois clássicos do restaurante Mocotó, de São Paulo, criados pelo chef Rodrigo Oliveira, curador da primeira temporada de Nossa, cujo tema é Entornos: retratos do que acontece longe dos grandes centros.

Para a entrada, os famosos dadinhos de tapioca, que viraram febre em bares do Brasil inteiro. O prato principal não poderia ser outro se não o escondidinho de carne-seca, uma das marcas registradas do Mocotó.

Hoje, para fechar com chave de ouro uma refeição com sabores do Nordeste, o chef ensina um receita simples e deliciosa: a tapioca de café com doce de leite e chocolate.

Você pode ver a receita completa abaixo, mas não perca as dicas preciosas que o Rodrigo apresenta do vídeo para dar o ponto certo para as tapiocas -- e que servem mesmo para quando você for fazer a mais tradicional para o café da manhã ou lanche.

$escape.getH()uolbr_geraModulos('embed-infografico','/2020/separador-centralizado-2-linhas-1582749543016.vm')

Tapioca de café, doce de leite e chocolate

Ingredientes

Para a massa


500g de polvilho doce
300ml de café de coador (resfriado)
1 pitada de sal


Para o recheio



500g de doce de leite com laranja, baunilha e umburana (você também pode usar doce de leite comum)
150g de chocolate amargo


Para o doce de leite com laranja, baunilha e umburana




4l de leite
1l de creme de leite
1kg de açúcar
2 sementes de umburana
1 fava de baunilha
meia laranja (casca)



$escape.getH()uolbr_geraModulos('embed-infografico','/2020/separador-centralizado-2-linhas-1582749543016.vm')


Preparo

Doce de leite com laranja, baunilha e amburana

Junte o leite, o creme de leite e o açúcar numa panela grande, com espaço suficiente para conter a sua subida durante o cozimento. Misture tudo muito bem e leve ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo ao mínimo e deixe cozinhar sem pressa, mexendo de vez em quando. O processo pode levar até 3 horas. O importante é não deixar o doce pegar no fundo da panela, o que pode acontecer quando estiver mais perto do ponto.

Dica: não se preocupe caso o doce talhe e pareça que está dando errado. Uma passada pelo mixer de mão vai deixá-lo acetinado e lisinho.

Nos momentos finais, logo depois de processar o doce, junte as cascas de laranka (em pedaços grandes, sem a parte branca!), as semem=ntes de umburana e a fava de baunilha, com suas sementinhas já raspadas, e retire do fogo

Pronto: é só deixar a infusão por 10 minutos, returar a