reprodução automática próximo vídeo em 5s

Star Wars: por dentro da atração Rise of the Resistance

A mais nova atração da land Star Wars: Galaxy's Edge é de meter medo. Falo com propriedade, como você pode ver no vídeo da minha estreia na Rise of the Resistance, do Hollywood Studios, na Disney, em Orlando. Mas não se preocupe: é um medo bom.

Ambiciosa e imersiva, a experiência te envolve do começo ao fim e faz você ficar grudado na cadeira. Parte desse realismo se deve ao uso de uma tecnologia sem trilhos. Os carrinhos não possuem um caminho visível. A cada curva e rodopio inesperados, algo imprevisível acontece.

A storytelling da atração é caprichado. Estamos a bordo de um transporte da Resistência que zarpa do planeta Batuu em fuga. Nessa epopeia, a nave é interceptada por Kylo Ren (principal antagonista da terceira trilogia) e somos obrigados a seguir as ordens do vilão. Ele nos força a entrar no hangar da Estrela da Morte, a estação espacial bélica criada pelo Império Galáctico.

Confesso que nem me preocupei tanto com as imposições do Lado Negro da Força. Meu cérebro estava tomado de admiração ao testemunhar a imensa janela com cenário interestelar. Um cenário de 30 metros que serve de pano de fundo para uma tropa de 50 stormtroopers em tamanho real, perfeitamente enfileirados. O deslumbre só foi interrompido ao perceber que estava sendo jogada em uma célula de detenção.

De repente, um rebelde aparece para nos ajudar a escapar das garras da Primeira Ordem. Durante a caçada, surgem os AT-ATs. Essas máquinas de quatro patas apareceram pela primeira vez em Guerra nas Estrelas: O Império Contra Ataca, na década de 1980. Gigantescos na atração, ele disparam contra nós ao mesmo tempo que sabres de luz rasgam o teto acima de nossas cabeças.

Depois dessa tensão, finalmente desaparecemos da vista de Kylo Ren. Entramos no veículo que nos devolve para o espaço, em uma mistura de simulador de voo com montanha russa, com direito a uma queda livre de tirar o fôlego - ou fazer gritar, que foi a minha reação, devidamente registrada no vídeo.

São aproximadamente 20 minutos de duração, divididos em etapas que, na realidade, são filas disfarçadas. Por diversas vezes, tive a fantasia de que estava em um set de filmagem. Não é difícil se pegar imaginando como foi possível os engenheiros da Disney criarem uma ilusão atrás da outra, de modo que cada cena superasse a seguinte. Realmente, é um brinquedo impressionante, onde fãs (ou nem tão chegados à saga) vão querer bis.