reprodução automática próximo vídeo em 5s

Sobrou carne do churrasco? Aprenda receitas para não desperdiçar nada

Atire o primeiro carvão quem nunca exagerou nas compras do churrasco. Mas desperdiçar não vale: as sobras das carnes feitas na brasa podem -- e devem -- ser bem reaproveitadas.

O especialista Bruno Salomão mostra, neste episódio de Vai Ter Churras, como fazer um restodontê ao melhor estilo brasileiro, com arroz de carreteiro e paçoca de costela.

São dois pratos que aprendi muito cedo. Eles são infinitos dentro das particularidades de cada família e cada região do Brasil.

Ambos os preparos podem ser feitos com o que sobrou do seu churrasco -- não precisa se prender a cada ingrediente listado.

http://conteudo.imguol.com.br/c/entretenimento/88/2021/07/28/carreteiro-e-pacoca-de-carne-1627509086905_v2_750x1.png title=Paçoca de costela e arroz de carreteiro: estrelas deste Vai ter churras>Paçoca de costela e arroz de carreteiro: estrelas deste Vai ter churras - Reprodução (750x1)

Arroz de carreteiro

O segredo da receita é começar a dourar as carnes cruas. No caso de Bruno, alcatra, linguiça e bacon.

Depois de seladas, adicione as carnes churrasqueadas e os vegetais: tomate, abobrinha, cebola, pimentão, cogumelo e alho vão bem.

Assim que estiverem fritinhos, coloque o arroz para cozinhar junto e pegar todo o sabor.

http://conteudo.imguol.com.br/c/entretenimento/f5/2021/07/28/pacoca-de-carne-e-carreteiro-1627509244878_v2_750x1.png title=Bruno Salomão ensina as receitas para aproveitar as sobras do churrasco>Bruno Salomão ensina as receitas para aproveitar as sobras do churrasco - Reprodução (750x1)

Paçoca de carne

Popular no Nordeste, o prato nada mais é do que uma carne bem seca passada no pilão com algum tipo de farinha (milho ou mandioca). A dica de ouro de Bruno é substituir o utensílio pelo multiprocessador, mais fácil de trabalhar e de ter em casa.

O primeiro passo é fatiar a costela (ou outra carne) assada e fritar na manteiga de garrafa.

Quando eu falo fritar, é para quase queimar. Ficar bem, bem seca. Isso é a base da paçoca.

No processador, bata primeiro a carne e adicione aos poucos a farinha. A ideia é que a costela e a gordura hid