reprodução automática próximo vídeo em 5s

Sexoterapia #22: Preguiça de sexo - você sofre da síndrome do urso panda?

Se a ideia de fazer sexo tem lhe soado tão atraente quanto encarar a décima videoconferência de trabalho do dia -- mesmo tendo um parceiro bom de cama ou vários contatinhos interessantes à disposição --, você pode estar sendo acometida pela síndrome do urso panda. O apelido tem a ver com a inaptidão sexual que ameaça de extinção a espécie de ursos da Ásia e é usado por especialistas para designar a preguiça de transar. O problema, segundo pesquisas internacionais, atinge um terço da população mundial.

Quando o arroubo da paixão diminui, as pessoas começam a associar o sexo à obrigação e a preguiça de transar se instala, afirma Ana Canosa, sexóloga e apresentadora do podcast Sexoterapia.

Preguiça boa x preguiça ruim

Ana explica que, ao mesmo tempo em que a preguiça atrapalha o sexo, ela também pode ser um motivador, quando se pensa em preguiça como um momento de relaxamento. Para o corpo se excitar, precisamos estar relaxados. Se ficamos o tempo todo em estado de atenção, temos dificuldade para promover a excitação. Os corpos cavernosos masculinos tensos, por exemplo, não enchem de sangue, afirma.

Mas além do relaxamento, também é preciso haver entrega para o sexo. Caso contrário, vira preguiça pura mesmo, complementa a ginecologista Juliany Nascimento Silva, dona do perfil do Instagram @ginecologistasincera. Segundo ela, o que faz uma grande diferença nessa disposição é a ressignificação do sexo. É preciso refletir sobre o sentido do sexo para você e explorar todo o seu potencial, diz.

E essa ressignificação tem a ver com sair dos lugares comuns, como a ideia de que sexo é sinônimo de amor, intimidade ou sacanagem. Transar para satisfazer o marido não é motivação. Sexo também não é apenas uma forma de criar intimidade. Sexo é sobre prazer.

Associando o sexo ao prazer, ao bem-estar físico e psicológico causado pelos hormônios que inundam o nosso corpo após o orgasmo, a possibilidade de transar vai parecer uma ideia bem mais atraente do que assistir Netflix ou apenas dormir ao lado do parceiro.

Acompanhe o Sexoterapia

Preguiça é o tema do vigésimo segundo episódio do podcast Sexoterapia, que em sua terceira temporada vai falar do sexo e os sete pecados capitais. Nesse episódio, as apresentadoras Marina Bessa, editora chefe de Universa, e Ana Canosa, sexóloga, recebem a ginecologista Juliany Nascimento Silva, dona do perfil do Instagram @ginecologistasincera.

Sexoterapia está disponível no UOL, no Youtube de Universa e nas plataformas de podcasts, como Spotify,