reprodução automática próximo vídeo em 5s

Sexoterapia #19: Você é avarento no sexo?

Quando se fala em egoísmo no sexo, a primeira imagem vem à cabeça é a do cara que não se importa com o prazer da mulher -- aquele que goza, vira para o lado e dorme. Os homens, até por conta da forma como foram culturalmente construídos, têm mais corriqueiramente um comportamento egoísta durante o sexo. Eles foram impelidos a ser avarentos no sexo heterossexual, não foram educados para pensar no prazer da mulher, diz Ana Canosa, terapeuta sexual e apresentadora do podcast Sexoterapia.

A dentista Rosana, 36, de São Paulo, conheceu um cara assim. Nos encontramos uma vez antes de transar. Foi um date muito legal, o cara atencioso, cavalheiro, divertido, me tratou muito bem, fiquei empolgada. Mas o sexo foi tipo, de repente, quando eu menos esperava, ele já estava lá. Eu nem sabia de onde estava vindo aquilo, diz. A experiência se repetiu no segundo date. Ele me pediu sexo oral e nem se preocupou em retribuir. Partiu pra penetração, sem se dedicar a nenhum tipo de preliminar. Parei ali, fui embora e depois escrevi um textão falando o quanto ele era egoísta.

Pra que agradar os outros e não me agradar?

Esse tipo de avareza, no entanto, não é exclusividade dos homens. As mulheres podem ser sexualmente tão egoístas quanto eles. O avarento na cama é aquela pessoa que não se conecta com o desejo do outro, o que vale é o desejo dele ou dela, ela não quer dividir, não quer perder tempo dando prazer, afirma.

É o caso da advogada Olívia, 32 anos, de São Paulo, que falou sobre seu comportamento ao podcast. Minha indisponibilidade sexual sempre foi um problema, com todos os meus ex-namorados. Como para mim, sexo não é importante, eu não me esforço muito. Nem adianta tentar inventar fantasias malucas, sexo acrobático. Não vejo porque ceder. Pra que agradar os outros e não me agradar?, diz. Segundo Ana, esse relato sinaliza a falta de interesse nos desejos e no prazer do outro. Em um relacionamento, todos têm que ceder e ela não parece estar interessada em chegar a um meio termo que possa deixar o parceiro feliz, diz Ana.

Acompanhe o Sexoterapia

Avareza é o tema do décimo nono episódio do podcast Sexoterapia, que em sua terceira temporada vai falar do sexo e os sete pecados capitais. Nesse episódio, as apresentadoras Marina Bessa, editora chefe de Universa, e Ana Canosa, sexóloga, recebem a produtora de conteúdo Maqui Nóbrega.

Sexoterapia está disponível no UOL, no Youtube de Universa e nas plataformas de podcasts, como