reprodução automática próximo vídeo em 5s

Rivian R1T é conceito de picape 100% elétrica

Este vídeo de divulgação, feito pela Rivian, mostra o protótipo de picape 100% elétrica R1T, que está planejada para chegar ao mercado norte-americano em 2021.

O modelo conceitual tem 5,47 metros de comprimento, 3,45 m de entre-eixos e capacidade de carga de 800 kg.

O diferencial da R1T está na modularidade da plataforma, chamada pela Rivian de skateboard (skate). Segundo a fabricante, isso permite abrigar diferentes tipos de configurações de motores elétricos, baterias e sistemas de conversão abaixo da linha das rodas, ampliando o espaço o interno da cabine e também área para bagagens.

Com isso, a picape elétrica pode ter um uso urbano, mas com capacidade off-road para os finais de semana, por exemplo.

As especificações prévias ainda são nebulosas, mas a Rivian fala em três pacotes de potência, sendo que o principal deles promete 760 cavalos (na soma dos quatro motores elétricos, um por roda), autonomia de 650 quilômetros por carga, altura para o solo de 360 mm. A picape traz ainda dois bagageiros: um entre a cabine e a caçamba (com acesso pelo local geralmente dedicados para os sidesteps), com capacidade de 350 litros; outro sob o capô (onde ficaria o motor numa picape convencional), com 330 litros.

Compradores mais empolgados já podem dar um sinal de US$ 1.000 para garantir a primazia quando e se o modelo vingar. As chances disso ocorrer crescem com o interesse da GM e da Amazon em viabilizar o projeto -- investimento de até US$ 2 bilhões está sendo planejado.