reprodução automática próximo vídeo em 5s

Retração do PIB em 2016 poder ser ainda maior

O resultado do PIB de 2015 e a atual configuração política, com a falta de confiança do setor produtivo no governo da presidente Dilma Rousseff, devem reforçar o encolhimento da economia brasileira nos próximos meses.

A retração econômica no ano passado e a notícia envolvendo a delação do senador Delcídio Amaral (PT-MS), que implicou o ex-presidente Lula e a presidente Dilma na Lava Jato, foram analisados nesta quinta (3) na TV Folha pelo secretário de Redação do jornal Vinicius Mota, pelo colunista Vinicius Torres Freire e os repórteres especiais Érica Fraga e Fernando Canzian.

Depois de cair 3,8% no ano passado, o PIB brasileiro pode sofrer retração superior a 4% neste ano.

Segundo as análises dos participantes, os efeitos da crise de 2015 serão ainda mais agudos entre trabalhadores e pessoas que ficaram desempregadas nos últimos meses. Por um lado, a renda do brasileiro está em queda. De outro, as reservas de quem perdeu o emprego nos últimos meses (seguro desemprego, FGTS,etc.) estão terminando.

Na conversa, os quatro discutiram a improvável chance de a economia se recuperar nos próximos meses, os efeitos da Lava Jato e a volatilidade dos mercados neste momento de crise da economia brasileira.