reprodução automática próximo vídeo em 5s

Refugiados: Em quanto tempo você vai esquecer aquela foto?

Esta edição do Havana Connection, gravada no Campo Limpo, bairro da zona sul de São Paulo, discute os problemas das periferias das grandes cidades brasileiras.

Uma vida no Campo Limpo vale menos que nos Jardins - O centro se lembra que a periferia existe quando um empregado falta ou a violência que mata negros e pobres escorre para bairros ricos. A vida é descartável, mas quem se importa? Tem bastante dela disponível.

Você tem TV e carro. Mas não tem educação, saúde e lazer - A inclusão social dos mais pobres se deu pelo acesso a bens de consumo e não pela garantia de serviços públicos de qualidade. Sua vida não melhorou muito, mas você pode ver um mundo melhor da sua TV de 50 comprada em 60 prestações.

Gentrificação: A cidade mais cara. E menos justa - Grandes cidades brasileiras passaram por um processo de encarecimento da vida, segregando os mais pobres e expulsando-os. A especulação imobiliária transforma a cidadania de um direito universal em privilégio de uma minoria.

A 11a edição do Havana Connection também debate a crise dos refugiados que tentam entrar na Europa - ou morrem no meio do caminho. Com mediação do jornalista Leonardo Sakamoto, este programa conta com participação do coordenador do MTST, Guilherme Boulos, e da jornalista Laura Capriglione. Excepcionalmente, Jean Wyllys não pode participar desta edição.