reprodução automática próximo vídeo em 5s

Posse de Bola #179: Flamengo e Palmeiras em gangorra, São Paulo contra o Z4

A uma semana da final da Libertadores, Flamengo e Palmeiras já mudaram mais uma vez a condição do time que chega melhor para o jogo em Montevidéu, desta vez com o clube rubro-negro vencendo jogos mesmo atuando com o time reserva, como foi diante do Corinthians, enquanto o time palmeirense poupou para encarar o São Paulo e perdeu o clássico em casa, o que rendeu críticas de parte da torcida ao técnico Abel Ferreira, considerando também a condição atual do rival, que briga contra o rebaixamento.

No podcast Posse de Bola #179, os jornalistas Arnaldo Ribeiro, Eduardo Tironi, Juca Kfouri e Mauro Cezar Pereira analisam esta gangorra entre Flamengo e Palmeiras, as críticas a Abel Ferreira pelas opções tomadas, além da perda da paciência do torcedor corintiano com Sylvinho e o São Paulo na briga contra o rebaixamento, tendo vencido um clássico, mas em uma rodada na qual seus concorrentes também venceram.

Em relação ao Palmeiras, Juca Kfouri afirma que as críticas a Abel Ferreira cabem menos pela estratégia adotada, considerando que Renato Gaúcho faz o mesmo no Flamengo, mas a atuação do time reserva é que não se pode esperar do elenco que o treinador tem em mãos, ressaltando que para que o plano exaltado pelo português dê certo com o torcedor, ele precisará vencer a final do dia 27 em Montevidéu.

Que o foco tem que ser o Flamengo, tem que ser o Flamengo. No dia 27 nós vamos saber se o Abel Ferreira é uma besta ou é bestial, porque se ele ganhar a Libertadores, seja da maneira que for, vai ser bestial, ganhou a segunda Libertadores seguida com o Palmeiras e poderá voltar para Portugal ou ficar por aqui de cabeça erguida e dedo em riste. Se perder, vai virar uma besta e aí sim vão cobrar e vão cobrar caro o fato de ter 'ajudado' o rival, diz Juca.

A minha crítica é menos em relação ao planejamento, porque, digamos, o Renato Gaúcho fez o mesmo com o Flamengo, pôs o time reserva para jogar no meio de semana e vai jogar contra o Inter afinando o que ele puder afinar e já vai jogar contra o Grêmio provavelmente no máximo se puder pondo o Arrascaeta para ganhar ritmo, mas está fazendo o mesmo esquema de preservação de seus titulares. O Abel Ferreira, as críticas que eu faço são duas, primeiro, a incapacidade dele de fazer com que o time reserva do Palmeiras, que não é um time rui