reprodução automática próximo vídeo em 5s

Posse de Bola #153: Palmeiras x Galo e Flamengo x Barcelona na Libertadores

A eliminação do Fluminense ontem diante do Barcelona de Guayaquil definiu os confrontos das semifinais da Libertadores, que já tinha a classificação do Flamengo, adversário do clube equatoriano na disputa por uma vaga na final, além de Atlético-MG e Palmeiras, que passaram por River Plate e São Paulo, para o encontro na definição do outro finalista.

No podcast Posse de Bola #153, os jornalistas Arnaldo Ribeiro, Eduardo Tironi, Juca Kfouri e Mauro Cezar Pereira analisam a classificação dos três clubes brasileiros, situação inédita na história da competição mais importante da América do Sul, além de analisarem quem sai melhor das quartas de final entre Atlético-MG, Flamengo e Palmeiras.

Embora ainda com os confrontos distantes, já que as semifinais começam a ser disputadas apenas em setembro, Juca destaca o time atleticano como aquele que se coloca mais forte pelo que fez no mata-mata, ao eliminar os gigantes argentinos Boca Juniors e River Plate, mas não vê isso como algum fator que possa dar o favoritismo ao Galo diante do Palmeiras.

É claro que se você pensar nos dois jogos e que o Galo eliminou, depois de eliminar o Boca Juniors sabe Deus como, mas eliminar categoricamente o River Plate, pela qualidade, mais do que pela qualidade, pela tradição do adversário, o Galo. Porque o Palmeiras, todo mundo sabia de antemão, era favorito contra o São Paulo. Não demonstrou isso no primeiro jogo com clareza, foi para o segundo jogo cheio de suspeitas pelos resultados no Brasileirão, mas teve uma vitória insofismável, diz Juca.

O Palmeiras acabou por derrotar um adversário que não está no patamar do River Plate e o Flamengo menos ainda, só que o Flamengo fez aquilo que a gente exige de um time muito melhor do que o outro, meteu-lhe 9 a 2 no placar agregado, deu show de bola, artes e espetáculos, completa.

O jornalista afirma que favoritismo nas semifinais há apenas para o Flamengo diante do Barcelona de Guayaquil, mas ressalta a necessidade de cuidado por parte do clube rubro-negro para que não ocorra uma eliminação inesperada diante de um time que faz boa campanha na Libertadores.

Eu diria, o Galo sai mais forte. O que isso significa para os encontros com o Palmeiras? Favoritismo? Não. Favorito nas semifinais, classificado para a final é o Flamengo, desde que trate o genérico como se fosse o autêntico da Catalunha, trate o Barcelona do Equador como se fosse jogar contra o Barcelona da Espanha. Se achar, entrar nessa vibe que estamos nós os críticos e os to