reprodução automática próximo vídeo em 5s

Por que diferenciar desinformação de "fake news"?

Claire Wardle, uma das maiores especialistas em conteúdo gerado pelo usuário, explica as diferenças entre os termos fake news e desinformação. Para ela, Donald Trump, presidente dos EUA, disseminou o termo em 2017 com o intuito de rebaixar o trabalho da imprensa. Ao falar em fake news, as pessoas acabam entendendo que se trata do trabalho da imprensa profissional, o que definitivamente não é o caso. Claire explica inclusive que nem mesmo pronuncia o termo fake news porque as palavras têm força, a linguagem importa.

Em entrevista exclusiva ao BOL, Claire Wardle, diretora de pesquisa do First Draft e uma das mentes que inspiraram a criação do Comprova, faz uma análise do projeto que uniu 24 veículos de comunicação para checagem da veracidade de notícias que circularam nas redes sociais e WhatsApp durante as eleições de 2018.

Claire Wardle é cofundadora e líder do First Draft, uma organização sem fins lucrativos, criada em 2015 junto à universidade Harvard, que busca soluções para desafios associados à confiança e à verdade na era digital. A britânica é uma das maiores especialistas do mundo em conteúdo gerado pelo usuário.

Leia mais em: https://noticias.bol.uol.com.br/bol-listas/fake-news-whatsapp-e-desconfianca-uma-analise-critica-sobre-a-era-digital.htm


https://projetocomprova.com.br/
https://firstdraftnews.org/