reprodução automática próximo vídeo em 5s

Por que a desinformação só pode ser combatida por meio da colaboração?

Claire Wardle, integrante do Conselho da Agenda Global do Fórum Econômico Mundial sobre o Futuro da Informação e Entretenimento, ressalta que a indústria de notícias é vulnerável quando é competitiva e que jornalistas são usados como peças-chaves por quem tenta espalhar a desinformação. Por isso a colaboração se torna ainda mais importante. Num momento de redações enxutas, não faz sentido que diferentes jornalistas trabalhem individualmente para desmentir a mesma informação. Além disso, ao compartilhar recursos, é possível produzir mais. O Comprova publicou 149 histórias com a colaboração entre redações, o que teria sido impossível para o UOL sozinho, por exemplo, ou para qualquer outro veículo.

Em entrevista exclusiva ao BOL, Claire Wardle, diretora de pesquisa do First Draft e uma das mentes que inspiraram a criação do Comprova, faz uma análise do projeto que uniu 24 veículos de comunicação para checagem da veracidade de notícias que circularam nas redes sociais e WhatsApp durante as eleições de 2018.

Claire Wardle é cofundadora e líder do First Draft, uma organização sem fins lucrativos, criada em 2015 junto à universidade Harvard, que busca soluções para desafios associados à confiança e à verdade na era digital. A britânica é uma das maiores especialistas do mundo em conteúdo gerado pelo usuário.

Leia mais em: https://noticias.bol.uol.com.br/bol-listas/fake-news-whatsapp-e-desconfianca-uma-analise-critica-sobre-a-era-digital.htm


https://projetocomprova.com.br/
https://firstdraftnews.org/