reprodução automática próximo vídeo em 5s

Polícia de NY joga no lixo objetos de pessoas do Occupy WS

Ontem, dia 26 de setembro, por volta de 3pm, a polícia de Nova York recolheu e jogou no lixo os pertences de participantes do movimento Occupy Wall Street (OWS). Foi uma ação de rotina, segundo informaram algumas fontes. Os donos dos objetos vivem na rua, instalados perto da Trinity Church, e haviam se ausentado brevemente do local. Jorge e Kevin, que não conheciam os donos dos pertences, mas participam do movimento, ainda tentaram evitar a ação, mas os policiais foram irredutíveis.

O OWS teve início em setembro de 2011 com a ocupação em massa do Zuccotti Park pelos 99% dos indignados com o 1% de abastados que controlam a economia mundial. O Zuccotti Park fica em Wall Street, centro financeiro de Nova York, onde foi gestada grande parte da crise financeira de 2008 que abalou o mundo lançou os norte-americanos numa profunda crise sócio-econômica da qual, parece, estão longe de sair.

Os manifestantes instalados no Zucotti Park em setembro de 2011 foram expulsos de lá pela polícia cerca de dois meses depois. Dos milhares de manifestantes concentrados no parque há um ano, restam hoje algumas dezenas que resistem nos arredores do parque. Em dias agendados, os acampados remanescentes se reúnem no Zuccotti para realizar assembleias durante as quais discutem, entre outras coisas, o futuro do movimento.

Diante da entrada principal da Trinity Church havia, hoje, pelo menos uma dezena de pessoas instaladas ali, conversando, dormindo, panfletando, dividindo a comida, interagindo com os pedestres. Dois homens e uma mulher (que aparentavam estar voltando para o trabalho após o almoço) pararam para conversar com alguns manifestantes. Em determinado momento, um dos dois homens alterou a voz e perguntou aos membros do movimento por que eles não saíam dali e tentavam realizar alguma mudança concreta. Os ânimos azedaram imediatamente. Antes que a conversa degenerasse em agressões verbais, um dos acampados decidiu encerrar o diálogo. Foi logo depois desse atrito que a polícia apareceu para recolher e eliminar os pertences de pessoas que estavam acampadas mais adiante, ainda nas proximidades da Trinity Church. Logo após a ação da polícia, pedi a Jorge e Kevin que dessem uma entrevista e falassem sobre como são tratados pelos policiais em geral - pelo poder público, no fim das contas. Você pode conferir a entrevista no vídeo Como a polícia de NY ameaça participantes do Occupy WS. Acompanhe a cobertura completa sobre os Estados Unidos em tempos de eleição presidencial no www.operamundi.uol.com.br/blog/eua votam, e também no Instagram: @omundi