reprodução automática próximo vídeo em 5s

Palestra - Simpósio de Psicologia

Realizado em 31/10/2012 às 14h00 (horário de Brasília) com duração de 5h .

14:00 (BRA) às 14:30 (BRA)
Tema: Os Desafios da Profissão do Psicólogo
Palestrante: Carlos Afonso Marcondes Medeiros, presidente Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso do Sul.

14:35 (BRA) às 15:25(BRA) - Duração 50 minutos.

Tema: A atuação do Psicólogo Clínico com enfoque na Terapia Cognitiva
Palestrante: Alessandra Rios Sanches, graduada em Psicologia pela UNIDERP, Pós-graduada em Psicologia Organizacional pela UNIDERP, Pós-graduanda em Terapia Cognitiva pelo ITC, São Saulo. Membro da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC).
Resumo: A palestra abarca definições em Psicologia Clínica baseados em dados históricos no intuito de fomentar o continum da Pesquisa dentro da práxis. Trata das especificidades do profissional Psicólogo em seu campo de atuação, objetivos e métodos. Abarca temas como: Transtorno Mental, Psicodiagnóstico e Intervenção em Psicoterapia. A ênfase se concentra na Abordagem Cognitiva que se apresenta em suas fases: 1) Conceituação Cognitiva do paciente e seus problemas, definição de Metas terapêuticas e Planejamento de Intervenção. 2) Normalização de emoções. Intervenção em nível funcional/Metas: Desafios de cognições disfuncionais, Resolução de problemas, encorajamento no desenvolver de habilidades próprias. 3) Nível Estrutural: Desafio de Crenças e Esquemas Disfuncionais com objetivo de Reestruturação Cognitiva.

15:30 (BRA) às 16:20 (BRA)

Tema: Assistência Psicológica nas Unidades de Internação
Palestrante: Renata Evarini, graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá/PR. Especialista em Saúde: A interdisciplinaridade na Prevenção, Promoção e Recuperação da Saúde pela mesma Universidade. Especialista em Psicoterapia de Orientação Psicanalítica pela Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande/MS. Psicóloga no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, Campo Grande/MS.
Resumo: O hospital é um ambiente imprevisível e desconhecido, podendo gerar no indivíduo ansiedades, medos, fantasias, angústias, etc. A doença pode causar impactos psicológicos na vida do indivíduo e sua família, aparecendo sentimentos separação, abandono, ruptura da vida social e profissional, necessitando de novos arranjos e adaptações. O psicólogo, em terreno médico, tem muito a contribuir cuidando dos aspectos subjetivos e simbólicos da doença e da hospitalização, enquanto o médico trata dos aspectos concretos. O objetivo principal do psicólogo na instituição hospitalar é ajudar a minimizar o sofrimento causado pela doença e/ou hospitalização. Na medida em que dispõe da escuta qualificada, favorece a livre expressão dos sentimentos, auxiliando o indivíduo a compreender o significado de sua doença.

16:25 (BRA) às 17:15 (BRA)

Tema: Psicologia e Bullying
Palestrante: Gilberto Dari Matjje, filósofo e psicólogo. Especialista em Psicanálise. Mestre em Psicologia Social e da Saúde.
Resumo: A defin