reprodução automática próximo vídeo em 5s

Ombros fortes e sem lesão: aprenda a fazer a elevação frontal com halteres

Ter ombros fortes e definidos é o objetivo de muitas pessoas que fazem musculação. O supino e o desenvolvimento com halteres são alguns dos exercícios que trabalham a musculatura da região, mas a elevação frontal se destaca por propor um trabalho bastante isolado da região --e por ser um exercício simples e de fácil assimilação, que pode ser executado até mesmo por alunos iniciantes.

O movimento ativa principalmente a parte da frente (deltoide anterior) dos ombros, responsável pelo efeito estético, explica Eric Montagnana, profissional de educação física e gerente de musculação da Cia Athletica - Unidade Granja Viana. Mas esse movimento também envolve outras estruturas secundárias importantes, como a porção medial deltoide (lateral), o músculo serrátil anterior e o peitoral superior, além de exigir estabilização do core.

Dessa maneira, contribui não apenas para o ganho de força, de hipertrofia e na prevenção de lesões nos ombros, como também contribui para uma melhor postura, segundo o professor doutor Enrico Puggina, pesquisador nas áreas do Treinamento Físico e Treinamento Esportivo da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP), da USP (Universidade de São Paulo).

Músculos trabalhados

$escape.getH()uolbr_geraModulos('embed-foto','/2020/musculos-ativados-na-elevacao-frontal-1578935332806.vm')

Os principais músculos recrutados na elevação frontal com halteres são:


Deltoide anterior (frontal)
Deltoide medial (lateral)
Serrátil (estabilizador)
Peitoral superior (estabilizador)


Benefício extras

Ajuda a prevenir lesões O movimento executado de maneira correta ajuda na estabilização e fortalecimento da articulação dos ombros, contribuindo para evitar lesões na região.

Diminui possíveis assimetrias entre os lados Por ser originalmente realizado com halteres, o exercício trabalha os ombros separadamente. Isso possibilita um ganho de força e hipertrofia igual dos dois lados e ajuda a corrigir possíveis diferenças entre eles.

Contribui para melhorar a postura Segundo Puggina, a musculatura do core é acionada durante a execução do exercício de elevação frontal para estabilizar o corpo, contribuindo para a manutenção da postura ereta. Por isso, o movimento também pode ser classificado como um exercício estrutural.

Como fazer a elevação frontal com halteres

No exercício tradicional, o movimento é realizado com os dois braços juntos (simultâneo) e sem momentos de descanso durante a flexão de ombros, para acionar mais fibras musculares. Veja como executá-lo:

1 - Em pé, com os pés paralelos e afastados na largura do quadril, segure os halteres com as palmas das mãos voltadas para baixo (