reprodução automática próximo vídeo em 5s

Nike exalta mulheres atletas em campanha contra machismo na Rússia

A Nike promoveu campanha para valorizar atletas mulheres em um dos países mais machistas do mundo: a Rússia. O vídeo é uma crítica direta ao abrandamento da lei contra violência doméstica no país europeu.
No material criado pela Nike, uma menina canta em uma ópera. Ao longo da canção, ela muda os versos, e destaca a força da mulher, enquanto atletas russas surgem no teatro.
“Você é feito do que faz”, diz trecho do vídeo da empresa norte-americana.
A campanha ocorre em meio à forte repressão na Rússia. O presidente russo, Vladimir Putin, assinou o documento em fevereiro que prevê que a violência familiar só é um crime se a pessoa tiver cometido mais de uma agressão ao mesmo membro da família em um período de um ano ou se as vítimas tiverem sérios danos a sua saúde, como fraturas graves.

Nesses casos, quem for violento em casa poderá ser punido civilmente com uma multa de até 30 mil rublos (equivalente a R$ 1.600), com serviço comunitário ou com no máximo 15 dias de detenção. A punição será muito mais branda que a pena de até dois anos que era prevista anteriormente.
A lei, que foi redigida por um grupo de deputados conservadores que queriam manter valores tradicionais no país, o que pode ser feito com agressões moderadas, já havia sido facilmente aprovada tanto pela Câmara Alta como pela Câmara Baixa, a Duma, e já era apoiada por Putin.
A decisão causou indignação em organizações ativistas pelos direitos das mulheres. Segundo estimativas delas, no país, uma mulher morre a cada 40 minutos de abuso doméstico.