reprodução automática próximo vídeo em 5s

Não se pode transigir com ameaça à democracia, diz Fachin

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Edson Fachin, afirmou nesta quarta-feira (4) que o STF (Supremo Tribunal Federal) não pode transigir com ameaças à democracia nem se aquiescer com informações falsas ou levianas.

Em pronunciamento na abertura da sessão do tribunal, Fachin disse que o presidente da Corte, Luiz Fux, tem feito uma gestão de diálogo e concórdia entre os Poderes. Fux havia informado os colegas que se reuniu ontem com o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e o ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira.

A fala de Fachin ocorre em meio às pressões internas sobre Fux dentro do Supremo e a crise instaurada entre a Corte e o Planalto. Não há instituições acima ou abaixo -- todas as instituições e a harmonia entre os Poderes dependem hoje não só da abertura para o diálogo, mas também de uma posição firme, de não transigir com as ameaças à democracia, não aquiescer com informações falsas ou levianas e não permitir que se corroa a autoridade do Poder Judiciário, disse.