reprodução automática próximo vídeo em 5s

Museu de Arte Popular de Diadema expõe obras baianas

A mostra “Expressões da Religiosidade Afro-Brasileira – Bahia” apresenta vinte e cinco obras que tratam a crença religiosa da cultura baiana, no Museu de Arte Popular de Diadema. A cultura africana é também um traço forte na arte nordestina. Os artistas populares são de Salvador, Recôncavo Baiano e Barra.

O sincretismo está presente na exposição com os oratórios e santos católicos em madeira, as cerâmicas e as divindades africanas.

O agente de cultura do Museu, José Aparecido Krichinak, afirma que muitos artistas eram trabalhadores manuais para depois viverem da arte. “A maioria dos artistas populares tem uma história de vida laboral do trabalho, inclusive até de trabalhos manuais, braçais. É comum você ver dentre os artistas populares, vários lavradores, sapateiros, jardineiros”, cita o agente. Um dos artistas populares, Beto Rasta, era pescador da lagoa de Itapuã e agora é escultor, desenhista e pintor.

A exposição no Museu de Arte Popular de Diadema ficará aberta ao público até o dia 30 deste mês, de terça a sexta-feira, das 13 às 19 horas e aos sábados, das 13 às 18 horas. A entrada é gratuita.