reprodução automática próximo vídeo em 5s

Moro anuncia dois delegados da PF para nova secretaria e Depen

O futuro ministro da Justiça, Sergio Moro, anunciou nesta segunda-feira (26) o nome de dois novos integrantes de sua equipe. O ex-delegado da PF (Polícia Federal) em Curitiba Rosalvo Ferreira Franco foi indicado para ocupar o cargo de chefe da Secretaria de Operações Policiais Integradas. A secretaria será criada pela gestão Moro e precisa da aprovação de uma medida provisória ou de um decreto regulamentador para que entre efetivamente em vigor.

Franco foi superintendente regional da PF no Paraná de 2013 a 2017, e estava no cargo no início da Operação Lava Jato. Segundo Moro, a nova secretaria será responsável por coordenar a atuação das polícias federal, estaduais e distrital a nível nacional, sem desrespeitar a autonomia de cada uma.

Outro nome anunciado, o delegado da PF Fabiano Bordignon, irá comandar o Depen (Departamento Penitenciário Nacional). Bordignon atuou na PF em Foz do Iguaçu e tem experiência no combate a organizações criminosas que atuavam na fronteira. Bordignon também já foi diretor de presídios federais. É um profissional extremamente qualificado para a função e agora ocupará uma função “estratégica”, disse Moro.

O futuro ministro da Justiça disse saber da expectativa de que um agente penitenciário fosse anunciado como chefe do Depen, mas garantiu que a categoria será valorizada e terá “papel importante” na reorganização da pasta.

Moro defendeu que sejam construídos mais presídios em tempos mais curtos. No entanto, ao ser questionado se parcerias público-privadas seriam um caminho, preferiu não responder.