reprodução automática próximo vídeo em 5s

Mídia e Marketing #46: Renato Camera, diretor de marketing da GSK CH

Renato Camera, diretor de marketing da área de cuidados com a saúde da GSK, é o entrevistado do podcast Mídia e Marketing, publicado hoje (28).

Na entrevista, o executivo fala sobre as diferenças de atuar na área de marketing de uma empresa farmacêutica. Camera também aborda como a inteligência de dados tem alterado a forma de fazer propaganda, que rompeu o 'status quo' da profissão.

Sobre a pandemia, o executivo explica que teve que adaptar conceitos e contextos das peças publicitárias. Foi um processo tenso, acelerado. Demos um passo para trás para olhar o que tínhamos. A última coisa que queríamos é que soassemos oportunistas. O consumidor rechaçou marcas que pareceram oportunistas, afirma Renato (no arquivo acima, o trecho está a partir de 2:35).

A unidade de negócios em que o executivo atua possui marcas como Eno, Advil, Sonrisal, Cataflan e Centrum.

Atuamos com um time de quase 50 profissionais dentro do marketing. O processo de home office funcionou muito bem pra gente. Culturalmente, a pandemia forçou a gente a ser um pouco mais disciplinado nos processos de comunicação. Passamos, neste mês, a trabalhar com a [agência] Publicis, [depois de uma] concorrência feita durante a pandemia. O Brasil vai ser o único país que vai unir a área criativa com a mídia, explica (a partir de 6:25).

Renato também aponta as diferenças (e semelhanças) de se trabalhar numa empresa farmacêutica.

A construção de campanhas nesse ramo tem peculiaridades, principalmente pelos códigos de conduta. Mas, em aspectos criativos, não vejo grande barreiras. O mundo dessa indústria tem evoluído muito. Temos que nos reinventar do ponto de vista de comunicação o tempo todo, declara (a partir de 9:59).

Sobre as mudanças na maneira de se fazer publicidade, o executivo é enfático. A publicidade se tornou mais técnica exige novas competências do profissional, até mesmo para entender a jornada do consumidor. Isso não tira o charme da publicidade, mas quebra dogmas criativos do passado, afirma (a partir de 15:50).

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Mídia e Marketing, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts e no YouTube.