reprodução automática próximo vídeo em 5s

MG: lavouras de café ficam cobertas de gelo

O frio intenso provocou geadas e neve em vários municípios das regiões Sul e Sudeste do Brasil. Com registros de temperaturas negativas, o tempo não foi bom para o produtor. No sul de Minas Gerais, lavouras inteiras de café ficaram cobertas de gelo e as pastagens e a produção de hortaliças da região também foram prejudicadas. Os prejuízos nas produções são enormes, podendo se estenderem até a próxima safra.

A principal preocupação dos cafeicultores é em relação as próximas safras. De acordo com Willem Guilherme de Araújo, gerente regional do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) de Minas Gerais, as geadas provocam a morte de folhas e galhos, o que reduz o potencial produtivo das plantas.

O frio intenso também derrubou os termômetros no Paraná. No município de Cascavel (PR) vários locais amanheceram cobertos de gelo. A geada prejudicou produções de trigo e de hortaliças. Acompanhe na reportagem da TV Tarobá.

A geada cobriu de branco muitas cidades da região sul do brasil. Em São Joaquim, na serra catarinense os termômetros marcaram -5,7ºC com sensação térmica de -11ºC. No entanto, não são todas as produções que são prejudicadas pelo clima: maçãs e uvas têm a produtividade aumentada pelas baixas temperaturas. 

Acompanhe!