reprodução automática próximo vídeo em 5s

Manchas de óleo chegam à praia do Pontal do Peba, em Alagoas

A foz do Rio São Francisco, no município de Piaçabuçu, litoral extremo sul de Alagoas, foi atingida ontem por uma mancha de óleo, oriunda do derramamento de petróleo cru, de origem desconhecida, que vem afetado a costa do Nordeste brasileiro. Até agora, já são 132 praias, de 61 municípios dos nove estados nordestinos, atingidas pela substância, segundo o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

A mancha encontrada na foz do São Francisco, segundo o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), está fixada em um ponto da areia da praia, a cerca de 150 metros do rio. O Ibama ainda não divulgou o tamanho da mancha, mas disse que é uma concentração de material em um único ponto.

Equipes do Ibama foram hoje até o local para avaliar a presença do material. A Petrobras será acionada para realizar a limpeza da área para que não haja risco de o material se espalhar na foz do São Francisco.

A praia do Pontal do Peba, que fica vizinho à foz, dentro da APA (Área de Proteção Ambiental) de Piaçabuçu, teve extensa faixa de areia coberta por manchas de óleo, no final da maré alta do último sábado (5), por volta das 11h da manhã. O material também chegou no mesmo dia ao Pontal do Coruripe, no município de Coruripe (AL). As prefeituras de Piaçabuçu e de Coruripe fizeram a retirada no material ontem, com uso de máquinas retroescavadeiras.