reprodução automática próximo vídeo em 5s

Kia Rio Sedan (o velho) paga mico em teste de impacto

Nova rodada de testes do Latin NCAP também avaliou a penúltima geração do Kia Rio Sedan, indisponível no Brasil mas vendido em outros países da América Latina. Para cá é aguardada a chegada da nova geração, apresentada no Salão de Paris do ano passado.

Fabricado na Coreia do Sul, o três-volumes também levou nota zero na proteção para adultos e apenas uma estrela para crianças. A versão avaliada não traz airbags nem ABS (itens não obrigatórios em diversos mercados da América Latina), e, tal qual o Onix, foi reprovada no teste de impacto lateral.

A nota para crianças também foi baixa, por conta da falta de Isofix e de cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes do banco traseiro -- eles estão presentes apenas nas laterais.

O instituto informa que a Kia se comprometeu a disponibilizar o Rio e o novo Picanto, este ainda não lançado no Brasil, com pelo menos airbag do motorista em todas as versões e se dispôs a patrocinar teste desses dois modelos já com o equipamento de segurança.