reprodução automática próximo vídeo em 5s

Kennedy Alencar: Os 4 erros de Trump e os 4 acertos de Biden

O presidente Donald Trump cometeu quatro erros ao longo de 2020, ano em que tenta a reeleição. Joe Biden, que será o candidato do Partido Democrata em 3 de novembro, fez quatro movimentos acertados durante o mesmo período, avalia Kennedy Alencar em sua coluna de estreia no canal do UOL no YouTube.

Para o jornalista, Trump falhou na resposta à pandemia. Subestimou o coronavírus, demorou a reagir e entrou em choque com os cientistas. Resultado: pesquisa recente do instituto Ipsos em parceria com a rede de TV ABC revela que 67% dos entrevistados desaprovam sua conduta na crise sanitária.

Kennedy também entende que o presidente demonizou os manifestantes que foram às ruas em maio e junho contra a violência policial e o racismo estrutural. Em sua avaliação, o governo pressionou pela reabertura da economia de forma prematura, o que provocou o recrudescimento da pandemia. O quarto erro de Trump, para Kennedy, é a intenção de reabrir as escolas até o outono, o que pode agravar a tragédia em curso no país, de acordo com o colunista.

Já Biden jogou certo nas primárias democratas, colocando-se como o mais moderado dos candidatos. Uniu o partido. Teve ainda o apoio fundamental do eleitorado negro, analisa o jornalista. Com uma campanha discreta, Biden deixa a eleição americana ser uma espécie de referendo sobre a conduta de Trump na pandemia. Esses dois movimentos o impulsionaram nas pesquisas eleitorais, completa.

Nas duas últimas semanas, Biden partiu para o ataque com entrevistas mais duras a fim de marcar diferenças com Trump. Foi mais uma atitude acertada, avalia Kennedy. O quarto movimento correto do democrata, segundo o colunista, tem sido atrair votos de republicanos moderados. Hoje, Biden é o favorito para vencer a eleição no voto popular e no Colégio Eleitoral, conclui.