reprodução automática próximo vídeo em 5s

Janeiro Branco e a importância de estar atento à saúde mental

Certamente você já ouviu falar nas campanhas Outubro Rosa, sobre a conscientização contra o câncer de mama, ou Setembro Vermelho, sobre a importância de estar atento e prevenir as chamadas doenças cardiovasculares.

Associar uma cor a um mês do ano se tornou uma ferramenta importante para chamar a atenção sobre diversas questões de saúde. Por isso, hoje venho falar sobre Janeiro Branco, e a importância de cuidar da saúde mental.

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a depressão afeta mais de 300 milhões de pessoas no mundo. Somente no Brasil são, pelo menos, 11 milhões de pessoas que sofrem com a doença. Isso sem falar dos transtornos de ansiedade. Ainda de acordo com a organização somos o país com o maior número de pessoas ansiosas no mundo: 18,6 milhões.

A doutora em Saúde Mental pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), especialista em Psicologia da Saúde pelo Hospital das Clínicas (HCFMUSP) e diretora da clínica Plenamente, Maria Alice Fontes explica que, dificilmente, buscamos ajuda de psicólogos ou psiquiatras. As condições de saúde mental acabam sendo negligenciadas.

No vídeo acima, converso com a psicóloga sobre o tema e estas questões. Convido a todos para assistir.