reprodução automática próximo vídeo em 5s

Jairo, o que caracteriza a ansiedade generalizada? Como tratar o problema?

A leitora pergunta, nesta semana, se existe alguma forma de controlar o transtorno de ansiedade generalizada. Jairo Bouer, especialista em sexualidade, explica que é possível tratar o quadro após avaliações de especialistas, como psicólogos e psiquiatras.

São eles que vão fechar um diagnóstico e propor um tipo de terapia --existem várias modalidades que podem ser feitas. Também não é incomum que seja indicado o uso de algum medicamento por um tempo, como ansiolíticos ou antidepressivos, até que a pessoa fique bem, diz Bouer.

Ainda segundo o colunista, o transtorno de ansiedade generalizada ocorre quando a pessoa sente um nervosismo e preocupação excessivos em relação a diversas atividades e acontecimentos. O número de dias que essa pessoa sente ansiedade é superior ao tempo que ela não se sente ansiosa. Isso dura um período prolongado, de seis meses ou mais, afirma.

Outros sintomas são: agitação, sensação de tensão e nervosismo permanente, tendência a se cansar facilmente, dificuldade de concentração, irritabilidade, alterações no sono, entre outros. Tudo isso, segundo o colunista, traz grandes impactos na vida do paciente. Por isso, é importante buscar ajuda especializada.