reprodução automática próximo vídeo em 5s

Humoristas do 'Casseta & Planeta' relembram trauma da morte de Bussunda

O Bussunda não nos deixou, o Bussunda morreu! Não foi uma escolha de nenhuma das partes.

Marcelo Madureira

Reunidos no programa Oi, Sumido, de Splash, os integrantes remanescentes do Casseta e Planeta relembraram o que Beto Silva definiu como o momento mais difícil da carreira da trupe. No dia 17 de junho de 2006 --há 15 anos, portanto-- Bussunda morreu vítima de um infarto durante a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha.

Para terem tempo de lidar com o luto e se recuperar, os humoristas prepararam, junto com o diretor José Lavigne, um especial com os melhores momentos de Bussunda no programa. Na semana seguinte, usaram material já gravado para colocar o Casseta & Planeta: Urgente no ar.

Uma ajuda improvável veio de Galvão Bueno.

O narrador, que também estava na Alemanha a trabalho, procurou o grupo. A princípio, Claudio Manoel achou se tratar de uma entrevista, mas Galvão só queria prestar condolências e lembrar que, quando o amigo Ayrton Senna morreu, em 1994, o que o ajudou foi meter as caras no trabalho.

E trabalho não faltou para Beto, Marcelo, Claudio, Reinaldo, Hubert e Hélio de la Peña. O programa gravado sobre a Copa acabou sendo descartado depois da derrota do Brasil para a França nas quartas de final. Segundo Hélio, o grupo precisou reescrever o roteiro em metade de um expediente e gravar na outra metade.

Ali vimos que a gente tinha força e tinha vontade de levar o programa adiante.

Claudio completa:

O programa durou mais seis anos depois da morte do Bussunda, acho que ele ia ficar muito puto se soubesse que o programa acabou por causa dele.

Veja a íntegra do 'Oi, Sumido: Casseta & Planeta'