reprodução automática próximo vídeo em 5s

Helicóptero da polícia atira sobre favela e atinge área de UPP no Rio

Moradores da favela do Jacarezinho, na zona norte do Rio de Janeiro, e de seu entorno relataram na tarde deste domingo (14) que um helicóptero policial fez uma série de disparos em direção à comunidade. Os tiros teriam deixado ao menos uma pessoa baleada e atingido o entorno de contêineres da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) localizada na favela. Não há relatos de confronto entre traficantes e policiais.

Segundo a Polícia Militar e a coordenadoria das UPPs, a operação policial na favela está a cargo da Polícia Civil, mas o órgão não confirma a informação.

O corpo do delegado Fábio Monteiro, 38, foi encontrado na última sexta-feira (12) nos arredores da favela do Jacarezinho, e a polícia suspeita que ele tenha sido morto por criminosos do local. A foto de um suspeito foi divulgada hoje.

Esse seria o terceiro dia consecutivo de operação policial no Jacarezinho. Logo após o assassinato de Monteiro, 40 pessoas do Jacarezinho e Arará foram detidas.

Um vídeo gravado por um policial mostra marcas de tiro em vários locais no entorno da UPP do Jacarezinho. O policial diz que os disparos vieram de um blindado da Core (Coordenadoria de Recursos Especiais), unidade de operações especiais da Polícia Civil do Rio. A Polícia Militar confirmou a veracidade do vídeo.

A um metro do contêiner [da UPP], diz o policial na gravação. Segundo agente, os policiais da UPP chegaram a acenar para o helicóptero, mas eles largaram o aço.