reprodução automática próximo vídeo em 5s

Gilmar Mendes bate boca com Cármen Lúcia e Barroso no STF

A presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministra Carmen Lúcia, suspendeu a sessão desta quarta-feira (21) após intenso bate boca entre os ministros Gilmar Mendes e Luís Roberto Barroso, que já têm um histórico de desavenças na Corte.

Barroso reagiu após Mendes criticar a decisão da 1ª Turma do STF sobre aborto, da qual Barroso foi relator. Naquele julgamento, a 1ª Turma decidiu que o aborto não seria crime se praticado até o terceiro mês de gravidez. O tema não estava em discussão na sessão, que analisava um processo sobre doações eleitorais.

Me deixe de fora desse seu mau sentimento. Você é uma pessoa horrível. Uma mistura do mal com atraso e pitadas de psicopatia. Isso não tem nada a ver com o que está sendo julgado, disse Barroso. Vossa excelência nos envergonha, vossa excelência é uma desonra para todos nós. Vossa excelência sozinho desmoraliza o tribunal.

Gilmar ainda pediu a palavra, mas foi interrompido pela presidente Cármen Lúcia, que suspendeu a sessão. Ainda foi possível ouvir Gilmar se dirigindo a Barroso: Eu vou recomendar ao ministro Barroso que feche seu escritório de advocacia.