reprodução automática próximo vídeo em 5s

Geraldo Julio descarta armar Guarda Municipal

Em tempos em que o porte de armas gerou debate no Brasil graças as declarações do presidente Jair Bolsonaro (PSL) no último sábado (29), o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), negou que irá distribuir armas de fogo com os guardas municipais da capital para ajudar no combate à violência.

A prefeitura não vai cobrar duas mil pistolas para distribuir com os guardas municipais. A guarda municipal tem um papel fundamental para cuidar dos equipamentos públicos, para fazer ações de cidadania, também dentro do Compaz. Também há o cuidado da patrulha Maria da Penha que atende às mulheres vítimas de violência doméstica, cravou.

Jair Bolsonaro, afirmou no último sábado (29) no Twitter que pretende garantir por meio de decreto a posse de armas de fogo a cidadão sem antecedentes criminais. A posse dá ao cidadão o direito de manter a arma em casa. Para sair de casa com a arma, é preciso ter autorização para o porte.

Por decreto pretendemos garantir a posse de arma de fogo para o cidadão sem antecedentes criminais, bem como tornar seu registro definitivo, afirmou o capitão reformado.

Ainda segundo o socialista, é preciso respeitar os papéis de cada força policial. A polícia federal tem um papel, a civil tem um papel e a municipal, junto com a prefeitura tem um papel com a cidadania. Eu acredito nisso, completou.