reprodução automática próximo vídeo em 5s

Geração P #15: Pesquisadoras que sequenciaram coronavírus apostam em novas

O podcast Geração P, com os impactos da pandemia na sociedade, traz neste sábado (20) os relatos da dupla de pesquisadoras Jaqueline Goes e Ester Sabino, responsáveis pelo sequenciamento do vírus que infectou o primeiro paciente no país, diagnosticado por aqui. Elas continuam estudando o vírus Sars-Cov-2 e descobriram que, ao todo, 102 cepas diferentes do vírus entraram no Brasil, mas só três delas se espalharam entre a população. Ouça a história completa no programa acima.


Todos os sábados, a jornalista Giuliana Bergamo conta essas histórias, que fazem parte de uma série de reportagens especiais de Universa, a plataforma feminina do UOL.

Na conversa, as duas revelam como suas pesquisas contam a história da pandemia no Brasil: como o vírus se comporta entre a nossa população e até quais seriam as melhores maneiras de conter sua expansão. As pesquisadoras são do Cadde (Centro de Descoberta, Diagnóstico, Genômica e Epidemiologia de Arbovírus), uma parceria entre o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, com a Universidade de Oxford, no Reino Unido. Você pode ler aqui a reportagem completa sobre as duas pesquisadoras publicada em Universa.


Geração P

A letra P, do nome do podcast, refere-se à pandemia, às perspectivas e, especialmente, às projeções de como serão nossas vidas daqui para frente. Assista abaixo ao vídeo de lançamento do podcast.