reprodução automática próximo vídeo em 5s

Ford Maverick: primeira picape híbrida perde 4x4, mas faz 16 km/l na cidade

Como a Ford prometeu, chegou a vez de lançar mais uma picape no Brasil, a Maverick Hybrid, que chega na condição de primeira picape híbrida do país.

A primeira picape híbrida do Brasil se junta à versão com motor a gasolina vendida aqui desde o início de 2022.

No visual, ponte forte da Maverick, tudo igual ao modelo que conhecemos, a não ser pela ausência dos ganchos de reboque no para-choque dianteiro e as rodas de liga aro 18 exclusivas da versão Hybrid.

Dentro, mesma coisa, a não ser por um detalhe no painel de instrumentos, que traz, no lugar do conta-giros, um visor com as informações de uso da carga da bateria e do motor.

http://conteudo.imguol.com.br/c/colunas/67/2023/06/07/maverick-hybrid-1686179557015_v2_750x421.jpg title=>Divulgação (750x421)

Já no conjunto de suspensão, tem diferença sim, e que, de certa forma, pode ser vista como uma dose de simplicidade em comparação à outra versão.

Algo rapidamente justificado pelo gerente de marketing da Ford, Dennis Rossini, quando questionado sobre isso.

A arquitetura original da Maverick utiliza a suspensão do tipo twist-beam, com molas de vetorização e amortecedor. Mas, como lançamos aqui primeiro a versão 4X4, que exige um conjunto independente, isso até pode gerar essa dúvida, mas não é isso. Originalmente, ela foi projetada com essa suspensão, que é totalmente eficiente.

Na prática, para quem gostou da proposta da Maverick a gasolina, realmente só vai perceber a diferença se for muito atento às reações da picape em movimento.

No final, a versão híbrida também entrega a receita que consegue mesclar bem a dose de robustez das picapes com a dirigibilidade e o conforto dos SUVs.

http://conteudo.imguol.com.br/c/entretenimento/dc/2023/05/24/ford-maverick-hybrid-1684959311819_v2_750x421.jpg title=>Divulgação (750x421)

No Brasil, a Maverick Hybrid conta com versão única, a Lariat, equipada com um motor Atkinson 2.5 a gasolina e o e-CVT, um conjunto formado pela transmissão automática de relações variáveis integrada a outro motor de tração elétrico e ao gerador. O resultado é a potência combinada de 194 cavalos e 21,4 Kgfm de torque.

No sistema híbrido da Maverick, os motores podem trabalhar separados ou em conjunto, sempre de forma automática, sem intervenção do motorista, o que facilita o uso da picape.

Andando com e