reprodução automática próximo vídeo em 5s

Fora da Curva #19: Entregar comida de barriga vazia é empreendedorismo?

No terceiro episódio da terceira temporada do podcast Fora da Curva, a empreendedora e criadora de conteúdo Monique Evelle entrevista Paulo Lima, mais conhecido como Galo, líder do movimento Entregadores Antifascistas. Ouça o programa no arquivo acima.

Os oito episódios da nova temporada estarão disponíveis sempre às quintas-feiras.

Monique pediu para Galo comentar uma pesquisa do Ibope contratada pelo iFood, que entrevistou 1.000 entregadores de app, em que 70% dos ouvidos afirmou não querer ter CLT (ouça a partir de 05:12). Ele afirmou que não pretende empurrar direitos trabalhistas goela abaixo dos colegas, mas que se preocupa com esse tipo de pensamento e acredita que ele é fruto de uma manipulação.

Houve um processo de manipulação da mente dos companheiros e companheiras para pensar dessa forma, né? Para eles acreditarem que (...) são empreendedores, que (...) não são trabalhadores, e que CLT é uma coisa arcaica, antiga (...) Eu falo que a gente não está em processo de luta, a gente está em processo de desconstrução. Primeiro, a luta é desconstruir algumas mentiras. Para, depois, dar início na luta, defendeu ele.

Ser entregador de app é muito diferente de empreender. O que que tem de empreendedorismo nisso? Carregar comida nas costas de barriga vazia para cima e para baixo (...) Onde que você está empreendendo nisso? Onde que isso é empreendedorismo, você não está utilizando a sua força de trabalho para sobreviver? (...) Foi contada uma mentira para a gente não enxergar aquilo que a gente realmente é. Houve um processo de fazer o trabalhador se sentir feio e não se enxergar como trabalhador, comentou Galo (a partir de 10:01).

Paulo Lima (Galo) trabalha como motoboy desde 2012 e seu primeiro registro na carteira de trabalho foi como motociclista. Na profissão até 2015, sofreu alguns acidentes e se afastou da categoria. Trabalhou em outras áreas e, devido ao desemprego, voltou a trabalhar sobre duas rodas em 2019,