reprodução automática próximo vídeo em 5s

Fora da Curva #17: Paulo Vieira fala de humor e de sua verve empreendedora

Na estreia da terceira temporada do podcast Fora da Curva --que trará em todos os episódios os temas trabalho e futuro do trabalho--, a empreendedora e criadora de conteúdo Monique Evelle entrevista o ator e humorista Paulo Vieira. Além de fazer enorme sucesso com o quadro Como Lidar no Fantástico, da TV Globo, e comandar o Fora de Hora, além de outros humorísticos na emissora, ele também é proprietário da empresa de turismo Viva Jalapão, localizada no Tocantins, onde cresceu. Ouça o programa no arquivo acima.

Os oito episódios da nova temporada estarão disponíveis sempre às quintas-feiras.

Vieira, que iniciou sua carreira no teatro e chegou a interpretar textos clássicos como Medeia e Gota d'água, conta que a comédia acabou entrando em sua vida de forma inesperada. Minha visão de comédia foi mudando quando minha mãe teve síndrome do pânico. A gente não tinha grana para comprar os remédios (...). A gente lá em casa tentou ajudá-la a controlar a ansiedade com comédia, então eu me vestia, imitava a minha mãe, imitava as vizinhas, contava piada, e isso foi muito importante no processo de cura da minha mãe. Ela saiu da síndrome do pânico sem remédio e nessa época comecei a entender o humor, que é a visão que eu tenho hoje sobre comédia, como cura (a partir de 3:02).

Vieira é dono da empresa de turismo Viva Jalapão, uma das áreas mais visitadas do Tocantins é também o lugar com maior índice de analfabetismo do estado. A ideia do comediante alia turismo e educação. Com meu irmão, comecei a pensar em como poderia contribuir para a região. Criamos a empresa e parte da renda dos pacotes turísticos é revertida para ações no campo da educação. A gente equipe biblioteca, doa equipamento, e agora estamos juntando essa grana para construir uma escola de inglês numa comunidade quilombola. A gente que quer que a própria comunidade converse com o visitante estrangeiro (a partir de 7:58).

Monique Evelle lembrou que há um movimento interessante de humoristas pretos que conseguem fazer humor longe de preconceitos, e questionou Paulo sobre se há limites para o humor (ouça a partir de 15:49).

Gosto muito de uma definição de comédia que fala que o humor é uma esgrima. A esgrima é a arte de tocar o coração sem ferir. Eu acho que o humor é justamente isso, é a melhor maneira que você tem de fazer uma mensagem ser compreendida (...), afirmou o ator.

Paulo Vieira começou sua carreira no teatro. Foi premiado pelo Prêmio Multishow de Humor em 2014, e no festival Risadaria de Humor Brasileiro, em 2015. Já teve passagens pelo Porta dos Fundos e pelo Programa do Porchat, na emissora Record. Hoje, é contratado da Rede Globo.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar -- no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Os podcasts do UOL estão disponí