reprodução automática próximo vídeo em 5s

Equipamento equilibra a frequência cardíaca por meio de game

Pesquisadores brasileiros desenvolveram um equipamento chamado cardioEmotion que funciona a partir de uma tecnologia de biofeedback cardiovascular. O aparelho é plugado no computador e um sensor é colocado no lóbulo da orelha do paciente para avaliar a variabilidade da frequência cardíaca, medida que representa o intervalo entre duas pulsações consecutivas, chamado de intervalo RR. “O sensor capta os batimentos cardíacos e envia os dados para o programa instalado no computador.
Esse programa analisa esses batimentos e desenha a frequência cardíaca na tela do computador”, explica o pesquisador e desenvolvedor da tecnologia Dr. Marco Fabio Coghi. Quando a pessoa se encontra estressada, ansiosa ou com medo, o equipamento gera um gráfico caótico, indicando que há uma desarmonia e um desequilíbrio emocional.
Com a ajuda do cardioEmotion o usuário realiza treinamentos para alcançar a frequência cardíaca ideal por meio de jogos interativos que o equipamento propõe. Sob dinâmicas simples, os jogos propõem o controle da respiração e da concentração e classifica o desempenho com uma nota de 0 a 10. “Com exercícios adequados, ensinados pelo programa, o gráfico dos batimentos cardíacos torna-se suave, equilibrado, harmonioso, na forma de uma onda regular, matematicamente conhecida por senoide (ondas sinusais)”, diz Coghi.