reprodução automática próximo vídeo em 5s

Engenheiro da Odebrecht diz ter se reunido com compadre de Lula

O engenheiro da Odebrecht Emyr Diniz Costa Júnior, um dos delatores da empreiteira, disse nesta segunda-feira (5) que foi em 2011 ao escritório de Roberto Teixeira, advogado e compadre do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para explicar a ele como haviam sido feitas várias reformas no sítio de Atibaia (SP), que é o centro de um dos processos contra o petista na Operação Lava Jato.

De acordo com o engenheiro, Teixeira se responsabilizaria, então, por “bolar uma forma de regularizar” as obras realizadas no sítio, que era frequentado pelo ex-presidente. A declaração de Emyr foi dada na tarde desta segunda em depoimento à Justiça Federal, que retomou hoje os interrogatórios do processo que investiga se Lula foi beneficiário de reformas no sítio.

As audiências de hoje foram as primeiras a serem conduzidos pela juíza Gabriela Hardt. Ela assume interinamente as funções de Sergio Moro, que deixou a Operação Lava Jato após aceitar um convite do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) para ocupar o Ministério da Justiça no novo governo. Moro saiu de férias nesta segunda e deve pedir sua exoneração do cargo apenas em janeiro.