reprodução automática próximo vídeo em 5s

Encarno uma monarquia renovada, afirma novo Rei da Espanha

Desde a zero hora, deste 19 de junho, Felipe VI é o monarca espanhol. Nesta quinta-feira, (19), são celebrados os ritos proclamatórios do novo Rei. Os atos solenes, que marcam a ascensão ao trono, começaram no palácio de Zarzuela. Lá, o Rei Juan Carlos passou a faixa de Capitão Geral das Forças Armadas ao filho. Isso significava a troca de chefia suprema do Exército.
Seguindo o protocolo, eles se abraçaram e o Novo Rei saudou a nova Rainha - Letizia - e as filhas do casal: a princesa das Astúrias, Elena, e a infanta Sofía. Depois, todos seguiram ao Congresso, onde o Rei jurou a Constituição e fez o primeiro discurso.
Felipe VI defendeu que a Monarquia Parlamentar deve seguir prestando um serviço fundamental à Espanha, com uma Coroa independente, neutralidade política e vocação integradora de diferentes posições ideológicas. Para ele, isso serve para garantir a estabilidade do sistema político e dos órgãos institucionais.
Em meio a muitas críticas recentes e à força dos movimentos separatistas, o novo Rei disse que todos cabem em uma Espanha unida. A despedida foi feita nas quatro línguas do país. O castelhano, que é a oficial. E também nas co-oficiais: catalão, basco e galego. Em seguida, o Rei e a Rainha desfilaram em carro aberto, pelas ruas de Madri, no retorno ao Palácio de Zarzuela, onde acontecem festejos durante o dia.
Apesar da nomeação do novo líder, o rei Juan Carlos e a rainha Sofia continuam com os títulos, devido a um decreto que os protege contra processos civis e criminais.
Filha mais nova imperador Carlos, a infanta Cristina, é investigada por fraude tributária e lavagem de dinheiro.

Confira vídeo.

Crédito
Narração de Christiano Blota.